A disciplina de anatomia veterinária fornece o conhecimento detalhado sobre as funções dos órgãos dos animais e sua relação com o sistema do qual fazem parte e com as demais partes do corpo. Ela oferece o necessário para a identificação de anomalias e a realização de diagnósticos e tratamentos.
No entanto, aprender apenas com livros, imagens e animais in natura é inviável: é aí que os modelos anatômicos entram como ferramentas fundamentais ao ensino da Medicina Veterinária.
Tipos de modelos para estudo de anatomia veterinária
Os modelos anatômicos são réplicas em escala real, ampliada ou reduzida de partes do corpo de diferentes animais, a depender do que estudo está sendo estudado. As possibilidades são muitas: tecidos, órgãos ou sistemas inteiros de cachorros, gatos, vacas, porcos, cavalos, sapos, entre outros animais. Esses objetos costumam ser muito detalhados e podem ser feitos de plástico, metal ou silicone.
Os principais tipos de modelos anatômicos utilizados no estudo de anatomia veterinária são:
- Esqueletos e réplicas ósseas: auxiliam na compreensão das articulações e das diferenças entre espécies;
- Modelos de órgãos e sistemas: permitem a análise de diversas estruturas do corpo animal, como coração, pulmões e sistema digestivo;
- Simuladores de procedimentos: em um ambiente controlado, fazem parte do treinamento prático de procedimentos clínicos, como aplicação de anestesias, cirurgias e exames.
Benefícios dos modelos anatômicos:
- Aprendizado visual e tátil: modelos anatômicos permitem que os estudantes manipulem e examinem estruturas em três dimensões, facilitando a compreensão da disposição dos órgãos e sistemas;
- Simulação realista: diferente de ilustrações em papel, os modelos oferecem uma experiência mais próxima da realidade, fazendo com que o estudo seja mais interativo e dinâmico;
- Substituição ética ao estudo em animais: o uso de modelos reduz a necessidade de dissecação de animais in natura, o que permite aos estudantes praticar repetidamente sem causar danos a espécimes reais e torna o aprendizado mais acessível e eticamente responsável;
- Fixação e revisão do conteúdo: o aprendizado ativo e interativo melhora a retenção do conhecimento; além disso, os modelos anatômicos possibilitam que os alunos visualizem e revisem detalhes anatômicos sempre que necessário.
Leia também: Anatomia veterinária: sua importância no estudo de animais de pequeno e grande porte
Soluções para o estudo da anatomia animal
Desde 1995, a webASAP oferece soluções didático-pedagógicas para universidades do campo das Ciências da Saúde e da Medicina Veterinária. Modelos anatômicos de animais fazem parte do nosso amplo catálogo de produtos, além da consultoria de nossos especialistas, que estão à disposição para indicar o que sua instituição precisa. Conheça nossas soluções!