Os modelos anatômicos representam uma evolução no ensino da medicina veterinária. Eles viabilizam o estudo de anatomia e fisiologia de forma prática, segura e sem danos à vida do animal, inclusive os de grande porte. Hoje em dia, já existem modelos específicos para as aulas sobre reprodução bovina, suína e equina.
Neste artigo, você vai conhecer opções de modelos anatômicos do sistema reprodutor de vaca, porca e égua, além de entender seu uso na aprendizagem.
Modelos anatômicos no ensino de reprodução animal
A reprodução de animais de grande porte é uma área da medicina veterinária que deve ser estudada pelos profissionais que desejem atuar em pecuária de corte, de leite, produção suinícola ou criação de cavalos. No entanto, o acesso direto a animais para estudos práticos pode ser limitado por questões éticas, logísticas e econômicas.
Como solução, os modelos anatômicos veterinários reproduzem realisticamente os sistemas reprodutores de diferentes espécies, garantindo que os estudantes tenham uma visualização clara de órgãos e estruturas internas dos animais, além de permitirem repetições.
É essa aprendizagem eficaz na universidade que forma profissionais preparados para o trabalho em campo. A webASAP oferece uma variedade de modelos, todos fabricados com materiais duráveis e de alta qualidade. Conheça-os!
Reprodução bovina
O modelo anatômico do sistema reprodutor de vaca detalha as principais estruturas reprodutivas da fêmea bovina, incluindo vulva, vagina, útero, cérvix, ovários, cornos e tubas uterinas, além da bexiga urinária e do orifício da uretra.
É um recurso muito importante para o aprendizado da reprodução bovina por contribuir com o entendimento sobre manejo reprodutivo, realização de exames ginecológicos, inseminação artificial e palpação retal.
Reprodução suína
O modelo anatômico do sistema reprodutor de porca mostra em detalhes as estruturas genitais internas da fêmea suína, como útero, ovários, ovidutos, cérvix e vagina. Esse modelo facilita o ensino de anatomia e fisiologia reprodutiva suína e de inseminação artificial em suínos, bem como ajuda na identificação de patologias uterinas.
Reprodução equina
O modelo anatômico do sistema reprodutor de égua mostra as estruturas reprodutivas da égua em tamanho real, incluindo vulva, vagina, útero, cérvix, tubas uterinas e ovários. Ele auxilia no estudo de manejo reprodutivo, inseminação artificial, diagnóstico reprodutivo, realização de exame ginecológico, patologias uterinas e palpação retal.
Conte com a webASAP
O trabalho com a reprodução bovina, suína e equina exige prática constante e conhecimento específico devido às particularidades fisiológicas de vacas, porcas e éguas. Os modelos anatômicos são aliados na jornada de formação do bom profissional.
A webASAP tem orgulho de participar dessa jornada ao fornecer soluções didáticas para faculdades de todo o país. Quer saber mais sobre nossos modelos anatômicos? Entre em contato!